O comando “vem” é extremamente importante, pois é muito utilizado no dia-a-dia. Apesar de fácil de ser ensinado, a maioria das pessoas acaba utilizando esse comando em momentos errados. Falar “vem” para dar uma bronca ou para prender faz com que seu cão prefira se esconder ou correr quando ouve essa palavra. Se você costuma usar “vem” para dar broncas, procure escolher outra palavra como comando. Pode ser “aqui” ou mesmo o nome dele.

Alexandre Rossi é zootecnista, especialista em comportamento de animais e autor do livro Adestramento Inteligente.

Vem, Rex! O treino do “vem” começa com duas pessoas, a uma distância de uns 2 metros uma da outra, no máximo, num ambiente sem distrações. Uma pessoa se abaixa, batendo palmas, e fazendo barulhinhos para atrair a atenção do cão. Enquanto isso, a outra pessoa fica em pé, de braços cruzados, olhando para o infinito. Não use o comando “vem” nesse momento, atraia a atenção sem ele.

Quando ele chegar, petisco, elogio, festa, e, logo depois, a pessoa levanta, cruza os braços, e olha para o infinito, enquanto a outra, que ficou esperando, se abaixa e faz a festa.

Alternem esse papel várias vezes, até o cão já estar se antecipando. Quando isso acontecer, aumente a distância gradualmente, e vá mudando de posição em relação à outra pessoa. Quando ele já tiver pego o espírito da brincadeira, assim que ele virar para ir até a pessoa da vez, essa pessoa deve dizer “Rex (ou o nome que for), vem!”

Brinque disso sempre, por alguns dias, em vários lugares diferentes, aumentando a distância. Faça dentro de casa, entre cômodos diferentes. No quintal, com pessoas por perto, ou brinquedos. Na frente da casa. Onde for possível.

Deborah Leão

Nota: “Vem” é um comando de segurança, todavia, não deve ser testado com o cão solto em locais públicos, onde há muitas distrações e perigos. O animal, uma vez fora de casa, deve estar sempre na guia.

Imagem de Wolf-ie